Se eu não morresse nunca ! E eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas. (Cesário Verde 1855-1887)







domingo, 25 de agosto de 2013

Para não dizer que não falei de IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS


Publicado originalmente no Jornal do Comércio, em 27/08/2013
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=132839

Vendo a ZH on line de hoje, me fixei na manchete (e foto) da chegada a Porto Alegre dos primeiros profissionais vindos da Argentina para o programa “Mais Médicos”. 


Senti empatia por esses dois médicos que chegam, e, sendo este um assunto tão controverso, uma das matéria mais noticiadas e veiculadas nos jornais e redes sociais, resolvi buscar um pouco mais de informação para construir minha opinião a esse respeito.
De fato, até o momento, não tenho manifestado nem apoio nem críticas, embora minha sensação é de que as críticas e resistências à esse programa estão desproporcionais aos possíveis prejuízos.
Não sou eleitor do PT, mas esse fato não me incapacita de julgar objetivamente ações e programas de governo, sejam governos petistas ou qualquer outro.
Minha pesquisa de dados está mais para preguiçosa do que exaustiva, pois me limitei às primeiras páginas da internet que continham as informações que eu buscava, publicadas por fontes confiáveis (CREMESP e Wikipédia).
Defendo ferrenhamente que os fins não justificam os meios, mesmo porque estes ficam contidos naqueles (Aristóteles?), e, especificamente neste caso da “importação” de médicos estrangeiros, não me parece que os fundamentos das críticas tenham conteúdo suficiente para contaminar o objetivo buscado pelo programa “Mais Médicos”. Tampouco seria ingênuo de pensar que essa medida isolada vá salvar a lavoura, digo, a saúde dos brasileiros.
Assim que, ao ler essas matérias todas, desde o raio X apresentado pelo CREMESP, passando pelos índices de mortalidade infantil e distribuição de médicos no Brasil, compartilhei uma certa euforia (humanidade?) com os piauienses, ao ver a matéria do portal de notícias “180graus.com”, aparentemente um importante meio de comunicação regional: “121 cidades piauienses receberão médicos cubanos nas próximas semanas”.
Se isto ainda não me faz sair às ruas em defesa da causa, pelo menos reduz enormemente minhas resistências à chamada “importação de médicos”.

Fontes usadas:
- http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/08/primeiros-profissionais-vindos-do-exterior-para-atender-pelo-programa-mais-medicos-chegam-a-porto-alegre-4244467.html
- http://www.cremesp.org.br/pdfs/DemografiaMedicaBrasilVol2.pdf
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_mortalidade_infantil
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_número_de_médicos_para_cada_grupo_de_mil_habitantes
- http://180graus.com/aquiles-nairo/121-cidades-piauienses-receberao-medicos-cubanos-nas-proximas-semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário