Se eu não morresse nunca ! E eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas. (Cesário Verde 1855-1887)







sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

QUAL É MESMO O VALOR DO DIREITO?


Tomando o Direito como “o conjunto de normas jurídicas de uma nação” — essa é uma definição facilmente inteligível, embora de âmbito limitado —, fica fácil constatar que o Brasil tem Direito por todos os lados e para todos os gostos. Mas para que serve o Direito? Ora, não apenas o homem médio, mas qualquer cidadão dirá — ou entenderá — que o Direito serve para fazer Justiça.


Fácil concluir que, se o Direito serve para fazer Justiça, valerá tanto mais quanto mais alinhado estiver com a Justiça. Em outras palavras, o valor do Direito está na Justiça que contem, melhor ainda, que concretiza.

Esse raciocínio serve para o Direito como um todo — afinal, um sistema de normas jurídicas sempre terá algum valor —, mas também serve para uma parte, por menor que seja, por exemplo, uma lei, ou uma norma “jurídica” específica.

Muitas leis ou normas dirigidas a uma sociedade deixam de ser acolhidas — e também aplicadas — ou porque não encerram Justiça, ou deixaram de concretizar Justiça. E caem em desuso.

Há outras normas “jurídicas” que, mesmo sem conter Justiça alguma, se mantém em uso, em grande parte por garantir vantagens a algum grupo social. Nesses casos, os beneficiados por essa anomalia usam em seus argumentos de defesa a expressão “Direito adquirido”.

Mas, se uma norma ou lei não contem, nem concretiza Justiça alguma, não tem valor como Direito e deve ser excluída do ordenamento jurídico.

Nesse caso, não há que se chamar de “direito adquirido” algo que nem Direito é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário