Se eu não morresse nunca ! E eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas. (Cesário Verde 1855-1887)







sexta-feira, 9 de novembro de 2018

RESGATE EM PAMPLONA - sobre o livro e o autor




Sobre o livro:


Um vídeo postado no YouTube é a ponta do novelo para Miguel Zabalea resgatar pessoas e afetos do passado, especialmente aquela que esteve tão próxima e desapareceu sem deixar rastro nem razões, durante o revolto ano de 1968. Ao remexer naquela história, ele busca o que parecia faltar em sua narrativa de vida, e reinterpreta os afetos que ainda o incomodavam.

Depois da estreia com SALA DE EMBARQUE, o autor nos traz agora RESGATE EM PAMPLONA, e comprova seu desenvolvimento pleno como escritor, com seus personagens ganhando mundo em diferentes cenários, do Distrito de Palmas, em Bagé, a Pamplona, na Espanha. A partir do narrador em primeira pessoa, RESGATE EM PAMPLONA mantem uma linguagem fluida e despojada que nos remete à prosa espontânea de John Fante, pela qual somos levados a refletir sobre nossas histórias. Com auxílio da memória, conseguimos vivenciar novamente o que já foi vivenciado, permitindo resgatar os afetos não resolvidos, e, dentro do possível, dar novos significados aos mesmos.
Ao fecharmos o livro ficamos sem saber o que é realidade e ficção, afinal uma ou outra parecem a mesma coisa.

Sobre Miguel Zabalea:

Não há muito mais o que dizer sobre Miguel Zabalea, além do que já diz sobre si em RESGATE EM PAMPLONA. O autor fez várias verificações sobre a história de Miguel, e está seguro que foi assim que tudo aconteceu. Estudou Engenharia Química, teve muito contato com Luis Mario Saraiva, de Bagé, conhecia a usina da AGASA em Sto Antônio da Patrulha, enfim, tudo verossímil. Pouco tempo após Miguel ter estado em Pamplona, o autor também lá esteve e, de fato, confirmou tudo o que Miguel escreveu. Soube também que próximo a Pamplona, 60 km, já nos Pirineus, existe um povoado cujo principal e maior bairro se chama Zabalea. Supõe-se que foi de lá que veio a família de Miguel. 
É sempre prudente checar o que dizem os personagens, pois, às vezes, eles são por demais criativos e relatam o que aconteceu e o que não aconteceu.


Sobre o autor:
https://leoustarroz.blogspot.com/

Léo Ustárroz nasceu em fevereiro de 1952, em Bagé - RS, de onde saiu aos dois anos para Santa Rosa - RS. Em 1962 a família se mudou para Porto Alegre, onde ele mora até hoje.
Cursou Engenharia Química e trabalhou nessa área por mais de 20 anos. Posteriormente graduou-se em Ciências jurídicas e Sociais. Desde sempre fortaleceu sua veia de escritor pelo hábito da leitura, dos primeiros gibis e livros infantis aos difíceis (e indigestos) ULISSES e O SOM E A FÙRIA.
Inovou com a "viagem ficcional" a países lusófonos, relatada no blog, participou da antologia METAMORFOSES em celebração a Kafka; é colunista colaborador do portal ARTISTAS GAUCHOS e ESCRITA CRIATIVA.
Estreou em narrativa longa com o romance SALA DE EMBARQUE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário