Se eu não morresse nunca ! E eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas. (Cesário Verde 1855-1887)







quinta-feira, 8 de novembro de 2018

RESGATE EM PAMPLONA - Sobre a Plaza del Castillo




Ilustração de Carla Farias Souza da Costa


Situada no centro histórico de Pamplona, início e final de todas as ruas, é o ponto de encontro das famílias no final de tarde. Rodeada de cafés e restaurantes, essa praça é palco de apresentações ao ar livre, quando até os peregrinos de Santiago de Compostela podem se reabastecer de energia. É nessa praça que situa-se o tradicional CAFÉ IRUÑA, desde 1888, dado a conhecer para o mundo por Ernest Hemingway. Em uma mesa especial, que ainda lá está, o autor escreveu seus mais importantes romances enquanto se recuperava de ferimentos de guerra. 


Plaza del Castilho, 1918

Nessa praça estiveram muitos imigrantes espanhóis no início dos anos 1900, inclusive a geração dos avós de Miguel Zabalea.  
Conforme relatado por Miguel em RESGATE EM PAMPLONA, seu avô Elias Zabalea trouxe em sua mínima bagagem de imigrante, alguns postais, um deles com data manuscrita de 19/03/1918, Dia dos Pais na Espanha.
Após o acaso envolver Miguel com seu passado, em 2013 foi à Pamplona na busca de sua história.


Também o autor esteve em Pamplona em 2017 fazendo pesquisa de campo e resgatando emoções encravadas em cada pedra de rua, já com o livro em gestação. Confirmou a veracidade de cada relato de Miguel Zabalea, pois os personagens, às vezes, são excessivamente fantasiosos, e precisam de limites. 


Teve sorte ao encontrar a cidade em festa, não pelas Fiestas de San Fermin, mas pela XIX Semana del Pincho de Navarra, o que possibilitou conhecer essa maravilha da gastronomia basca e degustar os excelentes vinhos de Navarra.

Próxima de Bilbao, San Sebastian e Santander, a região é uma excelente opção para o turista que quer conhecer o melhor da Espanha, sem as aglomerações de Madri ou Barcelona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário