Se eu não morresse nunca ! E eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas. (Cesário Verde 1855-1887)







domingo, 16 de agosto de 2015

DIÁRIO DE BORDO: DOMINGO 16/08/2015 LISBOA - SÃO TOMÉ



Antes das oito da manhã eu já estava no Aeroporto, pois o transfer hotel-aeroporto nos exige chegar muito cedo. O voo da TAP partiu de Lisboa no horário, 9h40. Era um Airbus A320, relativamente lotado. De cada lado do corredor havia três assentos, eu no corredor, o do meio vazio, e na janela um senhor português da minha idade, cujo nome não lembro mais, funcionário da ONU/UNICEF e logo estabelecemos conversação. Ele desembarcaria em Acra, envolvido num programa para que Gana deixe de ser “o lixo do mundo”.
Ante meu espanto, explicou que um bairro de Acra concentra o descarte de 50% do lixo eletrônico dos países desenvolvidos. A título de doação, ou venda para reciclagem, chegam ao porto local perto de 600 containers por mês. O lixão é uma fonte de renda para 200 mil ganenses, contados trabalhadores diretos, indiretos e familiares, e gera uma “riqueza” importante para esse país com PIB per capta equivalente a 20-30% dos brasileiros. A questão, diz ele, não é reaproveitar o lixo eletrônico dos ricos, mas sim a falta de condições até para isso. Pois se trata de um verdadeiro lixão, totalmente insalubre, onde queima-se fios para restar o cobre, contamina-se o local com metais pesados, e legiões de crianças, tentam retirar algum valor do que não foi aproveitado pelos adultos.


Embora no Brasil já tenhamos algumas reciclagem organizadas, gerando trabalho desde a coleta, classificação e venda para reaproveitamento, com algum traço de dignidade, tenho comigo que isso nos induz à cegueira, pois o meio ambiente requer antes de tudo a redução da exploração exaustiva e não sustentável. Precisamos usar menos, descartar menos, e aí sim, reciclar o que ainda for descartado.

No voo de pouco mais de sete horas até Acra, serviram aperitivos, depois um almoço e ainda um lanche da tarde. Vista a cidade de cima, e depois em terra o aeroporto, parece do tamanho de Porto Alegre, e também a população é em torno de 1,5 milhões de pessoas. 
Após a escala de quase uma hora, às três e meia da tarde decolamos para São Tomé, pouco menos de duas horas de voo. Agradeci o jantar oferecido e tomei só água.

Às seis da tarde saí do aeroporto e, em 10-15 minutos, pela costa, chegamos ao hotel, localizado no perímetro central da cidade de São Tomé, talvez do tamanho de Bagé - RS, mas sem a igreja matriz de São Sebastião. Já era noite, me pareceu que está anoitecendo no mesmo horário de Porto Alegre - RS.

Depois de me acomodar, desci até o pequeno bar da também pequena piscina e pedi um Campari com petiscos. Conversei com um dos garçons e me sugeriu contratar os serviços de um guia turístico com carro, - custaria pouco – para percorrer a ilha no dia seguinte. Na recepção me deram o cartão do Sr. Antônio João Mendonça, “acompanhante turístico”.

As oito da noite, com um mapa na mão, saí para dar um passeio a pé. Na portaria me indicaram alguns pontos, e tranquilizaram quanto à segurança. Caminhei em direção ao centro e à praia encontrando pessoas que voltavam do passeio da tarde e, logo depois, famílias em início de passeio noturno. Temperatura agradável de uns vinte e poucos graus – há uma brisa do mar permanente -, num simpático e frequentado bar com mesas na calçada, pedi bolinhos de bacalhau e um cálice de um excelente vinho rosado. Guardei o nome, Rapariga da Quinta, português.

Retornei ao hotel às 22h, através da portaria me comuniquei com o acompanhante turístico, e confirmei o passeio para amanhã. A previsão é de tempo nublado, um pouco mormacento, sem chuva.
Resolvi passar os olhos no Diário de Notícias, de Portugal, distribuído durante o voo. Sobre o Brasil, apenas a manchete de que “Milhares saem à rua no Brasil para gritar ‘Fora PT. Fora Dilma’”. Também dizia que “o mordomo pode tomar o lugar da patroa”, se referindo à Temer. Nada mais. O Jornal ST, de São Tomé e Príncipe diz que “A partir de hoje estamos a viver acima das possibilidades da Terra”. Significa que até 13/08, em menos de oito meses, os seres humanos consumiram todos os recursos renováveis que a Terra produz em um ano.
Já bocejando, pensei quem se importa com isso?, e me deu mais sono. É quase meia noite. Vou dormir. Vamos ver o que nos reserva o amanhã. Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário